Escrito por Webmaster

5 cuidados que você deve ter ao limpar cortinas e persianas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Persianas são espécies de cortina que demandam um cuidado especial na limpeza e manutenção de suas lâminas e cordas. É comum que, com o passar do tempo, as persianas acumulem poeira e ácaros, muitas vezes imperceptíveis aos olhos. Isso é muito prejudicial para o bem-estar e saúde dos moradores, uma vez que pode provocar alergias e irritações. Para evitar que isso aconteça, é necessário manter as persianas sempre limpas e bem cuidadas, contribuindo ainda para sua melhor conservação. Quer saber como fazer isso? Então confira nossas dicas!

1. Limpe com frequência

A limpeza da persiana deve ser feita regularmente. Para tanto, use um aspirador de pó ou um espanador. A limpeza periódica das lâminas deve ser sempre feita no sentido longitudinal, para garantir uma melhor higienização da persiana.

2. Nunca use Vaporetto

Não use Vaporetto (Higienizador a vapor) sob hipótese alguma para limpar a sua persiana, independente de ela ser de madeira, fibra, plástico, tecido ou acrílico. Por possuir alta pressão e expelir vapor de água a uma temperatura muito elevada (120ºC), o Vaporetto é um equipamento que pode danificar o material da persiana.

3. Lubrifique a persiana

Para assegurar a melhor conservação da persiana, a maior durabilidade dos componentes internos e o funcionamento adequado, é necessário lubrificar o material periodicamente. Basta usar vaselina vegetal para efetuar essa lubrificação.

4. Lave a cada dois anos

O ideal é que a cada 24 meses você faça a lavagem mais profunda de sua persiana, afinal, isso aumenta a durabilidade da mesma. O mais recomendado, nesse caso, é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Vale destacar que em cortinas de fibra natural é aconselhado usar apenas a aspiração, pois a lavagem compromete a textura e maleabilidade da cortina.
5. Troque as cordas

Normalmente, as cordas da persiana embolam e desgastam com o passar do tempo. Isso faz com que o movimento de abrir e fechar a cortina seja prejudicado. A boa notícia é que nem tudo está perdido quando essa situação acontece. A solução é simples: basta trocar as cordas da persiana com a ajuda de um profissional idôneo.

Passo a passo simples e rápido para limpar persianas

1. Antes de recolher as lâminas, abra a persianas;

2. Passe um aspirador ou espanador para retirar o excesso de pó;

3. Passe vaselina vegetal na persiana com o auxílio de um pano macio.

Dicas extras

Manuseie com cuidado a sua persiana, puxando a corda devagar e com suavidade;

Se você decidir usar persianas elétricas, esqueça os comandos de mão e prefira comandos de parede;

Não passe muito tempo sem limpar a sua persiana;

A lavagem nem sempre deixa a persiana como nova. Esse processo não remove o desgaste do tempo, não elimina a tonalidade amarelada e só remove ferrugem e graxa parcialmente;

Cuidado com o excesso de água na limpeza da persiana, pois a umidade pode deteriorar o material;

Os produtos abrasivos também podem ser muito prejudiciais. Fique atento!

E aí, você gostou das nossas dicas de manutenção de persianas? Como você costuma limpar as cortinas de sua casa? Compartilhe conosco suas opiniões e experiências. Continue ligado no nosso blog e até a próxima!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *